Pacote anticrise dá 300 milhões a reformados: pensões até 1.108 euros aumentam já

pensionistas

Pacote anticrise dá 300 milhões a reformados: pensões até 1.108 euros aumentam já

Os pensionistas vão ter apoios de 300 milhões de euros no pacote de apoios ao combate à inflação que o Governo vai aprovar esta segunda-feira em Conselho de Ministros Extraordinário – e, conforme avançou o ‘Correio da Manhã’, as pensões até 1.108 euros vão subir já.

António Costa vai aprovar, segundo Luís Marques Mendes, “um pacote muito robusto, um pacote tanto quanto sei impactante, com muita despesa pública”, explicou, sobre as medidas do Executivo para ajudar as famílias, numa altura em que a inflação já atingiu os 9%. O valor global das medidas pode atingir os 2 mil milhões de euros e são para entrar já em vigor.

Outra das medidas previstas será um aumento extraordinário das pensões, de forma a atenuar o poder de compra dos pensionistas, adiantando aos mesmos parte do aumento a que terão direito em 2023, com a atribuição de um cheque mensal na ordem dos 100 euros para famílias mais carenciadas. Por lei, quase todas as pensões vão ter aumentos no próximo ano, sendo que no caso das pensões mais baixas os aumentos serão de cerca de 7%. Os pensionistas já tiveram este ano um aumento extra para garantir que as pensões mais baixas recebiam mais 10 euros.

A carga fiscal poderá vir ser a grande surpresa do pacote que será apresentado por António Costa, estando em cima da mesa a possibilidade de uma descida do IRS.

Notícia de: SAPO