Mais de um terço dos desempregados está sem emprego há mais de dois anos

desemprego

Mais de um terço dos desempregados está sem emprego há mais de dois anos

Dados do INE revelam que 35% dos 105 mil desempregados registados entre abril e junho estavam sem emprego há dois ou mais anos.

Um em cada três desempregados está sem conseguir novo trabalho há dois ou mais anos, dá conta o Público esta segunda-feira. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), mais de um terço (35%) do total de desempregados (105 mil) estavam sem emprego há dois ou mais anos, no final do segundo trimestre do ano.

Este indicador agravou-se face aos 23% registados em 2021, mas, ainda assim, o valor geral representa um recuo de 3,1%, para 298,8 mil pessoas em situação de desemprego. Por outro lado, cerca de 152 mil, ou 50,9% do total, estão desempregadas há um ano ou mais – o que significa que 35% do total de desempregados estavam fora do mercado de trabalho há dois anos ou mais.

O matutino refere – observando apenas os números do desemprego de longa duração – que o número de pessoas sem emprego até se reduziu entre o segundo trimestre de 2021 e o de 2022 (de 154,4 mil para 152 mil). Contudo, a proporção face ao total de desempregados aumentou. O motivo? O mesmo jornal explica que a variação homóloga da proporção de desemprego de longa duração foi impulsionada pelo aumento do desemprego entre os homens entre os 55 e os 74 anos e entre os desempregados que tinham o ensino superior.

Notícia de: Dinheiro Vivo